terça-feira, 27 de outubro de 2015

Alimentação balanceada em prol de um corpo saudável



“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Paulo Freire

 

A globalização proporcionou inúmeros benefícios para o desenvolvimento da sociedade, mas em determinado ponto acelerou o cotidiano do ser humano. As atividades essenciais para a manutenção da vida, como a alimentação e saúde, foram deixadas de lado em beneficio da aquisição de maior capital possível.

Em virtude desse contexto, foi proposto que na I FEIC – FEIRA DE CIÊNCIAS INTEGRADA OSWALDO CRUZ, as turmas 402 e 502 iriam abordar temas atuais sobre as complicações a saúde em virtude de uma alimentação desregulada, principalmente diante dos casos de doenças na infância ligadas a má alimentação como a obesidade, anemia, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.

Tais temas englobam o estudo do conteúdo programático, visto que está diretamente relacionado ao funcionamento do corpo humano e seus sistemas, ampliando a pesquisa sobre funções, característica, composição e efeitos internos e externos que podem variar as taxas de desenvolvimento e propensão a doenças.

O presente projeto pretende propiciar a pesquisa dos conteúdos programáticos de forma interativa e ligada a assuntos do cotidiano, causando no educando uma reflexão sobre os hábitos e ações que realiza durante a alimentação, vislumbrando possibilidades mais adequadas e saborosas para a manutenção de seu corpo de forma saudável.

As turmas 402 e 502 tiveram a alimentação como foco principal para composição de sua pesquisa através do tema “Alimentação balanceada em prol de um corpo saudável”. Para tanto foram abordadas temas atuais sobre as complicações a saúde em virtude de uma alimentação desregulada, principalmente diante dos casos de doenças na infância ligadas a má alimentação como a obesidade, anemia, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.
Durante a feira que contou com participação de toda comunidade escolar, visitantes e responsáveis, foram realizados experimentos sobre alimentação saudável e foi apresentado o vídeo sobre beneficio dos alimentos adequados e balanceados para atender a necessidade de cada corpo. Visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais refletem

A mídia tem se incumbido de ditar diferentes hábitos de consumo pela veiculação de propagandas. O consumo é o objetivo principal das propagandas, de alimentos ou de medicamentos. É papel de a escola formar alunos com conhecimentos e capacidades que os tornem aptos a discriminar informações, identificar valores agregados a essas informações e realizar escolhas. A automedicação, que constitui um fator de risco à vida, não é um hábito a ser preservado, pois dificulta o respeito à vida com qualidade, importante valor a ser desenvolvido.

Os experimentos instruídos pelos alunos demonstraram como alguns ingredientes podem estar contribuindo para a criação de um estado enfermo. Para montarem a apresentação os alunos fizeram uso dos conhecimentos adquiridos em 2014 e procederam com a elaboração dos relatórios e a pesquisa através da sequencia:
OBSERVAR: Observaram os tipos de alimentação que os alunos preferiam;
VERIFICAR: Buscaram saber se esses alimentos eram saudáveis;
CLASSIFICAR: Analisaram e separaram os alimentos, de acordo com os benefícios e malefícios desses alimentos;
QUESTIONAR: Os alunos questionaram quais doenças poderiam acontecer com o consumo dos alimentos que poderiam trazer malefícios;
DEFINIR: Definiram as doenças que ocorrem na infância através da má alimentação: obesidade, anemia, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes;
APLICAR: Pesquisaram experimentos que poderiam confirmas os malefícios do consumo excessivo de gordura, açúcar, sal, entre outros.
GENERALIZAR: Para compartilhar sua pesquisa os alunos apresentaram os experimentos na I FEIC- Feira Integrada de Ciência Oswaldo Cruz no dia 11 de setembro de 2015.
Exemplo dos experimentos realizados:
·         Importância da mastigação: Você vai precisar de 2 copos com água, 2 comprimidos efervescentes. Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro. O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.
·         Alimentos gordurosos: Para esse experimento você precisa de corante, um conta-gotas, três tigelas, leite desnatado, leite integral e creme de leite. Despeje uma das amostras de leite e uma gota de corante em cada tigela e observe como a cor espalha. A cor vai espalhar mais rápido no líquido com menos teor de gordura. A cor vai mover mais devagar no creme de leite. Discuta como o alto teor de gordura diminui a taxa metabólica.
·         Perigo de alimentos ácidos:O experimento exige 2 copos de água, 2 copos de vinagre, duas jarras e dois osso de perna de frango. Coloque um osso em cada jarra, e adicione água em uma e vinagre na outra. Cubra todo o osso com o líquido. Cubra as duas jarras e deixe-as durante cinco dias. Remova os ossos e enxague-os em água limpa. Tente dobrar cada osso e observe como eles se diferem na questão de flexibilidade. O propósito desse experimento é mostrar como o ácido (vinagre) destrói o cálcio nos ossos.
·         Ferro nos alimentos: Reúna um copo de medição, água, um ímã superforte, uma tigela e uma caixa de qualquer cereal matinal fortificado com ferro. Coloque alguns flocos de cereal na mesa. Segure o ímã sobre eles e observe se você vê alguns se moverem ao grudarem no ímã. Em seguida, encha uma tigela com água e coloque alguns flocos nela. Segure o ímã perto dos flocos e observe se eles se movem em direção ao ímã. O propósito do experimento é demonstrar como o ferro é usado como suplemento mineral em alguns alimentos.

O jornal Turma do Oswaldo colaborou com o projeto ao incentivar em uma de suas colunas receitas com produtos saudáveis e saborosos, bem como baratos e fáceis de encontrar, sem o uso de que podem causar danos a saúde  Assim como o convite para a I FEIC e fotos do evento foram postados no blog )

 

 Apresentação na FEIC















 Jornal: 

Jornal “Turma do Oswaldo “  1ª Edição







Jornal “Turma do Oswaldo “  2ª Edição





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Participação na Festa Literária de Duque de Caxias

               Lançamento do livro "Palavras Sonhadas" do Projeto "Sou um jovem Leitor e escritor brasileiro" com t...